Entre em Contato com a SARON: +55 (11) 4651-4586 | 4651- 4262|E-mail: contato@saroncertificacoes.com.br

Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma

Início/Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma
Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma2023-05-02T13:36:59-03:00

Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano

A certificação de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano, é essencial para garantir a segurança do consumidor e assegurar que fabricantes, importadores e o comércio estejam em conformidade com as leis, regulamentos e normas técnicas previstos pela legislação brasileira e, de certa forma, impulsionarão fabricantes a melhorar a qualidade de seus produtos.

Com a aprovação do Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) e os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) pela Portaria nº 35/2021, a qual estabelece a certificação compulsória com foco em desempenho, é ainda mais importante que os fabricantes e importadores desses produtos cumpram os requisitos estabelecidos.

A SARON Certificações é Organismo de Certificação Acreditado pela Cgcre/Inmetro para oferecer serviços de avaliação da conformidade para certificação de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano, seguindo o RAC e as normas estabelecidas pelo Regulamento Técnico da Qualidade RTQ.

Critério de Família de Colchão/Colchonete de Espuma Flexível de Poliuretano

Uma família de Colchão/Colchonete de Espuma Flexível de Poliuretano é representado por conjunto de modelos, identificados por uma ou mais marcas, produzidos na mesma fábrica, com as mesmas características construtivas, indicadas no Memorial Descritivo da Família previsto no RAC.

Quais colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano precisam da Certificação

A Portaria Inmetro nº 35/2021 determina que os colchões e colchonetes de espuma flexível poliuretano, destinados ao repouso humano, para uso doméstico ou para uso em estabelecimentos comerciais, hospitalares e outros, estejam dentre os tipos:

  • Colchão de Látex

  • Colchão Misto

  • Colchonete de Camping

  • Colchonete para Ginástica

  • Colchonete Tradicional

  • Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Tradicional

  • Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Antirrefluxo

  • Colchão Auxiliar

  • Colchão Box Conjugado (ou monobloco)

  • Colchão Hospitalar

  • Colchão Infantil

AUDITORIA NA FABRICAÇÃO DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA

A auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade é realizada no fabricante, onde é acompanhado pela SARON OCP a fabricação dos Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano no processo fabril, assim como a confirmação de que os ensaios de rotina de controle de qualidade previsto pelo regulamento, estão sendo executados pelo fabricante.

Definições dos Tipos de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível pertencentes ao escopo da certificação

CLIQUE AQUI PARA VER AS DEFINIÇÕES DE CADA TIPO DE COLCHÃO E COLCHONETE DE ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO

Base: Estrutura constituída integralmente de madeira maciça, ou composto por madeira maciça e compensado, ou com chapa dura, ou com outros materiais com funções similares, utilizada como suporte a um colchão, também conhecida por “box”.

Nota: A estrutura da Base é entendida como seu projeto, suas características construtivas, incluindo aspectos como formato, dimensões, elementos de fixação empregados e função.

Definições dos tipos de colchões de espuma obrigatórios para certificação pelo Inmetro

Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Tradicional: Bem de consumo destinado ao repouso humano, constituído, majoritariamente, por bloco ou partes de espuma(s) flexível(eis) de poliuretano, devidamente revestido, para uso próprio em cama ou base.

Nota: Entende-se por majoritariamente o colchão cuja composição volumétrica esteja entre 70 a 100% de espuma(s) flexível(is) de poliuretano.

Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Antirrefluxo: Colchão essencialmente projetado para ocupar totalmente camas e berços, que mantêm o usuário em determinado ângulo de elevação devido às diferentes alturas de suas extremidades. Não se incluem nesta definição as almofadas antirrefluxo.

Colchão Auxiliar: Colchão formado por lâmina(s) de espuma flexível de poliuretano, conjugada(s) com uma estrutura de cama auxiliar (em madeira maciça e/ou compensado e/ou chapa dura), geralmente destinado ao uso eventual, para utilização em bicamas, treliches, estrutura box e afins.

Colchão Box Conjugado (ou monobloco): Conjunto monobloco, devidamente revestido, formado por lâmina(s) de espuma flexível de poliuretano acoplada, de forma permanente, à “base”.

Colchão Hospitalar: Colchão de espuma flexível de poliuretano revestido em plástico ou material têxtil plastificado com costuras soldadas, totalmente impermeáveis, destinado ao uso hospitalar e designado como tal.

Colchão Infantil: Colchão de espuma flexível de poliuretano, destinado, exclusivamente, ao uso em berço infantil.

Colchão de Látex: Colchão cuja composição volumétrica esteja entre 70% – 100% de látex.

Colchão Misto: Colchão, devidamente revestido, constituído de chapa dura (de madeira maciça, compensado ou outros materiais com funções similares) ou por camada(s) com materiais distintos da espuma de poliuretano (como elementos magnéticos, massageadores, tipo rabatan, infravermelho, entre outros), sobreposto por lâminas de espuma de poliuretano em uma ou ambas as faces e nas laterais.

Nota: Poliestireno expandido (EPS), como exemplo o tipo isopor, é admitido como um dos materiais com funções similares.

Colchonete de Camping: Estrutura portátil, possível de ser armazenada em saco tipo mochila, destinado ao uso eventual, constituído por uma ou mais lâminas de espuma flexível de poliuretano e revestimento.

Colchonete para Ginástica: Colchonete cujas dimensões máximas sejam: 4 cm (altura) x 1,40 m (comprimento) x 70 cm (largura).

Colchonete Tradicional: Estrutura portátil, de uso eventual para o repouso humano, constituído por uma ou mais lâminas de espuma flexível de poliuretano e revestimento.

ENTRE EM CONTATO C/ SARON CERTIFICAÇÕES

Solicite uma proposta sem compromisso para Certificação de Colchões

A SARON CERTIFICAÇÕES é um Organismo de Certificação Acreditado INMETRO para o escopo Colchões e Colchonetes de Espuma
ENTRE EM CONTATO C/ SARON CERTIFICAÇÕES

Como é a Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano

Conheça o que é avaliado durante as etapas para Certificar Colchões e Colchonetes de Espuma pelo Inmetro

Etapas da Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano pela Portaria nº 35/2021

Para iniciar o processo de certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano junto a SARON CERTIFICAÇÕES como Organismo de Certificação de Produtos (OCP Acreditado Inmetro), é necessário que o responsável pela certificação opte por um dos Modelos de Certificação existentes (Modelo de Lote ou pelo Modelo 5), além de submeter a documentação requerida pelo RAC e Requisitos Gerais para Certificação de Produtos RGCP para análise.

Modelos de Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano

De acordo com a Portaria Inmetro nº 35/2021, existem dois modelos de certificação que pode ser escolhido pelos clientes, sendo: modelo de certificação 5 e modelo 1b (modelo de lote), como definido abaixo:

  • Modelo 5 de Certificação: Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, incluindo auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto no comércio e/ou no fabricante e
    auditoria do SGQ pela SARON.
  • Certificação Lote Modelo 1b: este modelo é realizado por meio da avaliação do lote de certificação, onde a certificação estará somente vinculada ao lote avaliado pela SARON, não sendo permitida a manutenção da certificação.

2. Auditoria do SGQ do fabricante

A auditoria do sistema de gestão da qualidade da fábrica e da linha de produção do processo produtivo de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano, incluindo os ensaios de rotina previsto no anexo da portaria 35/2021 é aplicável apenas para o modelo 5 de certificação.

Os critérios de auditoria inicial do sistema de gestão devem seguir os requisitos estabelecidos no RGCP, exceto pelo que segue:

Tabela 2: Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços com certificação válida na Norma ISO 9001:2015 ou Norma ABNT NBR ISO 9001:2015
Recursos 7.1.5.1 / 7.1.5.2
Informação documentada 7.5.2 / 7.5.3
Planejamento e controle operacionais 8,1
Requisitos para produtos e serviços 8.2.1
Controle de processos, produtos e serviços providos externamente 8.4.1 / 8.4.2 / 8.4.3
Produção e provisão de serviço 8.5.1 / 8.5.2 / 8.5.3 / 8.5.4/ 8.5.5
Liberação de produtos e serviços 8,6
Controle de saídas não conformes 8,7
Monitoramento, medição, análise e avaliação 9.1.1
Não conformidade e ação corretiva 10.2.1 / 10.2.2
Tabela 3: Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes e prestadores de serviço sem
certificação na Norma ISO 9001:2015 ou Norma ABNT NBR ISO 9001:2015
Recursos 7.1.5.1 / 7.1.5.2 / 7.1.3
Competência 7,2
Conscientização 7,3
Informação documentada 7.5.2 / 7.5.3
Planejamento e controle operacionais 8,1
Requisitos para produtos e serviços 8.2.1
Controle de processos, produtos e serviços providos externamente 8.4.1 / 8.4.2 / 8.4.3
Produção e provisão de serviço 8.5.1 / 8.5.2 / 8.5.3 / 8.5.4/ 8.5.5
Liberação de produtos e serviços 8,6
Controle de saídas não conformes 8,7
Monitoramento, medição, análise e avaliação 9.1.1 / 9.1.2 / 9.1.3 (a), (f)
Auditoria interna 9.2.1 / 9.2.2
Análise crítica pela direção 9.3.1 / 9.3.2 / 9.3.3
Não conformidade e ação corretiva 10.2.1 / 10.2.2
ANEXO A – Requisitos para Avaliação do SGQ do Fabricante
Ações para enfrentar riscos e oportunidades 6.1.1 / 6.1.2
Recursos 7.1.5.1 / 7.1.5.2
Informação documentada 7.5.2 / 7.5.3
Requisitos para produtos e serviços 8.2.1
Controle de processos, produtos e serviços providos externamente 8.4.1 / 8.4.2 / 8.4.3
Produção e provisão de serviços 8.5.1 / 8.5.2 / 8.5.4 / 8.5.5
Liberação de produtos e serviços 8,6
Controle de saídas não conformes 8,7
Monitoramento, medição, análise e avaliação 9.1.2
Não conformidade e ação corretiva 10,2
Melhoria contínua 10,3

3. Amostragem e definição dos Ensaios de Colchões e Colchonetes de Espuma

Nesta etapa são selecionadas e coletadas as amostras das famílias de Colchões e Colchonetes de Espuma representativas, para posterior realização dos ensaios previstos nas normas ABNT NBR 13579-1 e 13579-2 de acordo com os critérios do RAC e RGCP.

No caso de protótipos, mediante acordo, o fabricante pode coletar e encaminhar a amostra ao laboratório/SARON, sob responsabilidade da SARON. A aprovação do protótipo nos ensaios iniciais não isenta a SARON de validar os produtos após o início do funcionamento da linha de produção.

4. Avaliação do Sistema de Tratamento de Reclamações

O responsável da certificação deve dispor de uma sistemática para o tratamento de reclamações de seus clientes, contemplando todos os requisitos previstos no item 7 do RGCP.

6. Etapa de Análise e Decisão

Etapa na qual são analisados os resultados das avaliações para tomada de decisão da atestação da conformidade das famílias de Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano.

A certificação possui validade por 3 anos, condicionada a realização das manutenções.

Procedimentos para Certificação Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano

Documentos normativos para Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma pela 35/2021

Regulamentos para a Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma

Normas Técnicas para Colchão e colchonete de espuma

  • Norma Técnica – ABNT NBR 13579-1

    Norma que trata dos requisitos e métodos de ensaio para Colchão e colchonete de espuma flexível de poliuretano e bases.

  • Norma Técnica – ABNT NBR 13579-2

    Norma que trata dos requisitos para Revestimento de Colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano e bases.

  • Norma Técnica – ABNT NBR 5426

    Norma que trata dos Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos, aplicável na certificação por lote.

ENTRE EM CONTATO C/ SARON CERTIFICAÇÕES

Solicite uma proposta sem compromisso para Certificação de Colchões

A SARON CERTIFICAÇÕES é um Organismo de Certificação Acreditado INMETRO para o escopo Colchões e Colchonetes de Espuma
ENTRE EM CONTATO C/ SARON CERTIFICAÇÕES

FAQ Certificação de Colchão e colchonete de espuma

Perguntas Frequentes – Tire suas dúvidas sobre a Certificação Colchão e colchonete de espuma

Como Certificar Colchão e colchonete de espuma pelo Inmetro, perguntas frequentes

Como Solicitar a Certificação de Colchões e Colchonetes junto a SARON Certificações ?2023-05-02T15:36:03-03:00

1ª Etapa – Solicitar a certificação de Colchões e Colchonetes junto a SARON

O primeiro passo é Solicitar a certificação de colchões e colchonetes de espuma junto a SARON Certificações, a qual pode ser feita diretamente pelo site da SARON, em www.saroncertificacoes.com.br, através dos formulários de contato distribuídos ao longo das páginas, WhatsApp ou através da página de Contato do site, no menu principal em Fale Conosco, ou através do contato telefônico, onde serão passadas as informações necessárias para preenchimento da Solicitação de Certificação e Memorial Descritivo do Produto.

Fale com a SARON Certificações OCP: Ligue Agora (11) 4651-4586 | E-mail: [email protected]

Quais Colchões e Colchonetes precisam da Certificação Inmetro?2023-05-02T15:38:09-03:00

De acordo com a Portaria Inmetro nº 35/2021, os colchões e colchonetes de espuma flexível poliuretano, destinados ao repouso humano, para uso doméstico ou para uso em estabelecimentos comerciais, hospitalares e outros, estejam dentre os tipos:

  • Colchão de Látex

  • Colchão Misto

  • Colchonete de Camping

  • Colchonete para Ginástica

  • Colchonete Tradicional

  • Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Tradicional

  • Colchão de Espuma Flexível de Poliuretano Antirrefluxo

  • Colchão Auxiliar

  • Colchão Box Conjugado (ou monobloco)

  • Colchão Hospitalar

  • Colchão Infantil

Quais Procedimentos para Certificação de Colchões e Colchonetes2023-05-02T15:38:22-03:00

Os procedimento para certificação de Colchões e Colchonetes são:

Portarias e Normas para Colchões e Colchonetes

Qual a Validade da Certificação de Colchões e Colchonetes2023-05-02T10:22:29-03:00

O prazo de validade da Certificação de Colchões e Colchonetes de Espuma, emitido pela SARON Certificações OCP Acreditado Inmetro, tem validade de 3 anos, contados a partir da Atestação da Conformidade por meio da emissão do Certificado.

Fale Conosco

    Empresa* (obrigatório)

    Nome* (obrigatório)

    E-mail* (obrigatório)

    Telefone + DDD* (obrigatório)

    Selecione o assunto* (obrigatório)

    Sua mensagem (opcional)

    ATENÇÃO: Fique atento na comercialização de Colchão e colchonete de espuma!

    A venda ou comercialização de Colchão e colchonete de espuma SÓ DEVE ocorrer após a concessão da Certificação pelo OCP, a qual ocorre somente após a finalização satisfatória do processo de certificação compulsória pelo Organismo de Certificação de Produtos (OCP) Credenciado Inmetro, bem como após a solicitação e concessão do registro de objeto pelo Inmetro.

    Por que escolher a SARON para certificar seus produtos?

        • Agilidade, Eficiência e custo competitivo da sua certificação
        • Garantia de segurança do seu produto na atestação da conformidade
        • Compromisso vindouro com nossos clientes para garantir a sua satisfação
    Ir ao Topo