Certificação de Bonecos Funko
Os bonecos POP são uma linha de bonecos fabricados pela empresa Funko. Dentre eles, os mais conhecidos no Brasil são o POP! Vynil, popularmente conhecidos como “funkos”, apesar desse ser o nome da empresa que os fabrica.
Os bonecos “funkos” eram comercializados apenas para colecionadores, mas devido à grande ascensão nesses ultimos anos, atraiu o mercado infantil e começaram a comercializar também para crianças. As caixas (embalagens) começaram a disponibilizar informações, como faixa de indicação para crianças e também de restrição. Sendo assim, esses bonecos passaram a ter a necessidade de certificação, sendo fiscalizado pelo IPEM em todo o Brasil.
Principais Ensaios
Os ensaios necessários para esses bonecos atendem às série de normas NBR NM 300, tais como,
Impacto/Queda: Verifica o possível surgimento de partes pequenas, partes cortantes, pontas agudas ou algum mecanismo interno no brinquedo que possa ser acessível à criança, quando em queda;
Tração: Verifica o surgimento de ponta perigosa funcional e risco da criança cair sobre a ponta gerada, quando tracionada;
Químicos: Analisa a presença de metais pesados, nocivos à saúde; e
Ftalatos: Analisa a presença de plastificantes, compostos químicos adicionados aos polímeros, principalmente o poli (cloreto de vinila) – PVC, para torná-los flexíveis e macios ao tato. Como a maioria desses bonecos são feitos de vinil, este ensaio é indispensável.
Processos de Certificação
Se você ainda não conhece como funciona os processos para certificação de seu boneco”funko”, a SARON Certificações resume abaixo as prinicipais etapas para que você possa estar de acordo às leis vigentes no Brasil, e comercializar seus bonecos “funkos” sem maiores problemas.
Etapa 1 – Início
1.1) Embarque: Após o embarque dos bonecos no exterior, mas anteriormente ao despacho aduaneiro, o pedido da Licença de Importação (LI) deverá ser registrado no SISCOMEX, devendo constar no campo relativo à “informação complementar” o número do Contrato de Certificação que ampara a importação, firmado entre o Importador e a SARON Certificações.
1.2) Contrato de Certificação: Para o embarque dos brinquedos, deverá estar firmado Contrato de Certificação entre a SARON Certificações e o Importador, como Termo de Compromisso, no qual o importador se compromete à destruição ou repatriamento dos brinquedos, em caso de reprovação na certificação.
1.3) Termo de Compromisso: O Termo de Compromisso (TC) deverá ser assinado somente pelo importador, previamente ao embarque dos bonecos para a certificação. O modelo do Termo de Compromisso será enviado pela SARON Certificações, assim que assinado o Contrato de Certificação.
Etapa 2 – Coleta dos Bonecos para realização dos Ensaios
2.1) Autorização do Agente de Coleta: Ao chegar no porto, os bonecos são transferidos para o chamado porto seco. Neste momento, o agente de coleta da SARON Certificações entra na zona alfandegada, para amostragem dos brinquedos. Deve ser encaminhado o nome do agente de coleta ao terminal, para que este solicite à Receita Federal permissão de entrada dos agentes de coleta na zona alfandegada.
2.2) Amostragem: A amostragem deverá ser feita seguindo o estabelecido no relatório de amostragem elaborado pela SARON Certificações, seguindo o estabelecido na portaria de certificação. É de responsabilidade da SARON Certificações a coleta das amostras.
Etapa 3 – Deferimento da LI
3.1) Deferimento da LI: Considerando o processo de desburocratização pela legislação que considera não haver mais a exigência condicional para o processo de embarque com relação ao deferimento da LI, e que estes tenham que passar pelo processo de certificação antes de virem para o BRASIL, os brinquedos como, por exemplo, os bonecos funkos podem ser embarcados no exterior para o nosso país para que o solicitante possa regularizar esse processo de maneira mais fácil e sem muita burocracia. Depois da chegada ao porto na zona alfandegada secundária (porto seco), serão coletadas amostras pela SARON Certificações para realização dos ensaios e para regularização do processo de certificação, emissão do certificado e deferimento da LI.
A SARON Certificações é o órgão credenciado pelo Cgcre/Inmetro para realizar a sua certificação. Não desperdice dinheiro terceirizando seus processos de certificação. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso, afinal você é o responsável e detentor da certificação para comercializar seus bonecos “funkos” no Brasil.
Entre em contato com a SARON Certificações.
Se preferir, entre em contato através dos telefones (11) 4651-4586 | 4651- 4262 ou E-mail: [email protected]
Teremos o maior prazer em atendê-lo.