Antes de respondermos a esta pergunta de Como é o Processo Inicial de Certificação de BRINQUEDOS pela Portaria INMETRO, Modelo 5 de Certificação, primeiramente, temos que conhecer e entender a seguinte estrutura hierárquica:

Certificação de Brinquedos Inmetro mais flexível, ágil - SARON Certificações OCP Credenciado Inmetro

Podemos notar na estrutura simplificada, as principais partes interessadas envolvidas nesse processo de certificação, são elas:

O INMETRO, como órgão regulador que Acredita os Organismos de Certificação, responsáveis e com competência atestada para conduzir tecnicamente os processos de certificação de produtos de seus clientes;

De outro lado os Laboratórios de Ensaios e Testes Acreditados e com a competência atestada para conduzir e realizar os ensaios e testes nos produtos a serem certificados;

E de outro a Empresa solicitante, a qual busca o Organismo de Certificação, para certificar seus produtos de BRINQUEDOS, objetivando produzir, comercializar ou importar no mercado nacional os Brinquedos Certificados, âmbito INMETRO;

E por último, a empresa fabricante do produto, na qual o Sistema de Gestão da Qualidade SGQ da fábrica e linha de produção do produto, objeto da certificação, são ou serão avaliados, podendo o fabricante ser ou não o solicitante.

Entenda Melhor Esse Processo:

O INMETRO Acredita Os Organismos de Certificação e Laboratórios de Ensaios e Testes para atuarem como Organismos de terceira parte independentes no processo de Certificação. Assim temos:

O ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO: é o Organismo de terceira parte Acreditado, atuando como Órgão Certificador de empresas que buscam a Certificação de Produtos.

LABORATÓRIO ACREDITADO: são Laboratórios de terceira parte, provedores de Ensaios Acreditados, os quais serão realizados nos produtos que serão certificados.

CLIENTE: Pessoa que Busca o Organismo Certificador para realizar o processo de Certificação de seus produtos. É chamado de solicitante e responsável pela certificação.

EMPRESA FABRICANTE: É a Empresa que fabrica o produto, na qual o Sistema de Gestão da Qualidade SGQ da fábrica, e linha de produção do produto, objeto da certificação, serão avaliados.

A Certificação de Brinquedos baseada pela Portaria INMETRO 563/2016 deve ser realizada por um Organismo Acreditado, o qual é encontrado no site do INMETRO em:

Inmetro Organismos Acreditados (http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp)

Veja como Encontrar o Organismo Certificador SARON Certificações em: Inmetro Organismos Acreditados (http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp)

O que é o Modelo de Certificação 5?

Modelo_5_Certificacao_Brinquedos

O Regulamento para Certificação de Brinquedos no Brasil, através da Portaria INMETRO 563/2016 de 2016, traz dentre alguns Modelos de Certificação, o Modelo de Certificação 5.

Conheça o Processo de Certificação Modelo 5 pela SARON CERTIFICAÇÕES:

De acordo com o Regulamento de Brinquedos, o Modelo de Certificação 5 é composto por:

Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, incluindo auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade SGQ, seguida de avaliação de manutenção periódica através de Coleta de amostra do produto no comércio, para realização das atividades de avaliação da conformidade e auditoria do SGQ.

Conheça no fluxo de processo simplificado, o Modelos de Certificação 5 adotado pela SARON CERTIFICAÇÕES

FLUXO DO PROCESSO DE CERTIFICACÃO DE BRINQUEDOS - PORTARIA INMETRO 563/2016

O Primeiro passo é, o solicitante requisitar a SARON CERTIFICAÇÕES, a solicitação de certificação para início do processo.

Depois de preenchido pelo cliente, alguns documentos de acordo com o Regulamento serão solicitados, para análise da Solicitação e da Documentação, e é nesse momento que a proposta de certificação é emitida.

Após análise da Solicitação e da Documentação técnica, será planejado pela SARON os eventos de Auditoria no Fabricante e Coleta de amostras do produto para ensaios.

Bem como será planejado pela SARON a avaliação do Tratamento de Reclamação, de acordo com o regulamento.

Após a coleta dos produtos, é que as amostras são encaminhadas ao laboratório Acreditado para realização dos ensaios iniciais ou de manutenção, quando for o caso.

A Emissão do Certificado se dá após análise pela SARON dos resultados de todos os ensaios, de auditorias e outras avaliações do processo atenderem aos requisitos normativos especificados.

Saiba Mais, acessando o site da SARON CERTIFICAÇÕES ou entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Veja com mais detalhes o vídeo sobre o Processo de Certificação de Brinquedos da SARON Certificações, pela Portaria Inmetro 563/2016.